Laje Fungiforme com blocos perdidos

Dúvidas sobre os vários materiais de construção e equipamentos

Moderadores: tsantos, jduraes

Laje Fungiforme com blocos perdidos

Mensagempor Nuno gomes » quinta jan 17, 2008 10:23 am

Algum colega sabe de solução comercial de blocos perdidos de aligeiramento para laje fungiforme que permita betão à vista na face inferior em lajes com aproximadamente 45cm de espessura. Ou seja que permita uma lamina inferior em betão.
A laje em concreto apresenta 9m de vão que se pretente sem capitel, e sem pré-esforço e com aspecto de betão á vista na face inferior.
As soluçoes que conheço da civilplas, ou ferca só tem blocos com 21cm de espessura, laje com uma espessura total de 29cm, insuficiente.

Outra duvida, com uma lamina de 40mm inferior é possivel obter uma betonagem com qualidade de betão à vista. Algum colega tem experiencia de utilização deste tipo de soluções, fotos.
Nuno gomes
.
.
 
Mensagens: 1
Registado: terça jan 15, 2008 10:29 pm

Mensagempor nacnac » quinta jan 17, 2008 10:32 am

Acho que só executando em obra com blocos EPS. Se for bem executado o resultado final é mto bom, principalmente se estivermos a falar de um betão B30 para cima. 4cm para lâmina inferior é pouco mas possivel. Aconselho 10, sim 10cm pelo menos, pois é uma lâmina que vai estar sujeita a tracções consideráveis. No entanto não te esqueças que tens de cumprir a espessura mínima das lâminas, que depende do afastamento entre nervuras.
nacnac
.
.
 
Mensagens: 45
Registado: segunda jul 09, 2007 5:52 pm
Localização: Braga

Mensagempor MiguelMendes » sábado jan 19, 2008 3:36 pm

Olá!
Eu ponderaria pela opção por uma laje pré fabricada LecaLaje da Maxit:
"A Leca® Laje é um elemento misto de betão armado prefabricado, de 80cm de largura e comprimento e altura adaptados ao vão de cálculo e deformação máxima admissível.
Cada elemento é composto por uma pré-laje formada por uma camada de betão da classe C40/50, preesforçado com fios de aço aderentes da classe 1770, sobre a qual é colocado o enchimento de betão ultra leve Leca® , de massa volúmica 600kg/m3. A armadura transversal inferior, embebida na pré-laje, prolonga-se por 15 cm para o exterior do aligeiramento, possuindo varões longitudinais soldados, de modo a melhorar as condições de emenda......."
Se estiveres interessado vai a
http://www.maxit.pt/1636
Bom trabalho, Miguel Mendes
MiguelMendes
.
.
 
Mensagens: 80
Registado: quarta Oct 24, 2007 11:17 pm
Localização: Albergaria-a-Velha


Voltar para Materiais e Equipamentos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron