Piso terreo

Dúvidas sobre processos e execução em obra

Moderadores: tsantos, jduraes

Piso terreo

Mensagempor Patrícia Pinto » quarta nov 19, 2008 12:03 pm

Trata-se de uma moradia com 230 m2 terrea.

A duvida é: se será melhor a execução do piso directamente em cima do solo, ou deixar caixa de ar com ventilação?

Se me puderem ajudar... Obrigado desde ja.
Patrícia Pinto
Viseu
Patrícia Pinto
.
.

Registado: quinta abr 17, 2008 5:03 pm

Mensagempor antunesergio » quarta nov 19, 2008 12:10 pm

essa questão depende de vários factores:
- se existe probabilidade de infiltrações devido a águas pluviais;
- parâmetros do projecto térmico;
- do tipo de solo, ter uma galeria técnica para as redes;
- do custo que isso terá na obra final;
- etc...

cada caso é um caso, e sempre terá vantagens e desvantagens, a nossa função é saber fazer a ponderação do custo benefício
antunesergio
.
.

Registado: sexta jul 08, 2005 10:39 pm

Mensagempor Francisco Ferreira » quarta nov 19, 2008 3:05 pm

Perante essas duas hipóteses, estando o promotor abertos para ambas, não teria dúvidas (humidades e comportamento térmico) em deixar um devão sanitário
fsoaresferreira@gmail.com
PQ00541
962604593, 916397244, 938782633
CE de edifícios novos e existentes
Francisco Ferreira
.
.

Registado: quinta nov 22, 2007 2:55 pm

Mensagempor Nsilva » quarta nov 19, 2008 3:32 pm

Concordo. pelo menos ao nível térmico reduz substancialmente as perdas.
Viva a Engenharia Portuguesa!!
Nsilva
.
.

Registado: quarta jan 18, 2006 5:33 pm

Mensagempor Patrícia Pinto » quinta nov 20, 2008 8:18 am

Bom dia, obrigado a todos,

Eu também tenho essa ideia (em deixar a caixa para ventilação) mas se calhar fica muito mais caro...

A moradia será isolada com o sistema "capoto" e os tectos todos em gesso cartonado e lã de rocha...
Patrícia Pinto
Viseu
Patrícia Pinto
.
.

Mensagempor Patrícia Pinto » segunda nov 24, 2008 9:47 am

Bom dia

Não sendo o sotao para aproveitar, em troca do pladur e lã de rocha poderia ser colocado EPS na laje de tecto, como posso fazer essa aplicação? Algem que tenha um pormenor construtivo?
Ou que me explique ao pormenor como é feita essa laje? (usando laje aligeirada)

Pensei: Laje aligeirada + EPS ou XPS continuo por cima + ??? Uma camada de betão para regularizar e proteger caso queira aproveitar o sotão mais tarde?

... Obrigado
Patrícia Pinto
Viseu
Patrícia Pinto
.
.

Mensagempor Nsilva » segunda nov 24, 2008 10:26 am

Patrícia Pinto Escreveu:Bom dia

Não sendo o sotao para aproveitar, em troca do pladur e lã de rocha poderia ser colocado EPS na laje de tecto, como posso fazer essa aplicação? Algem que tenha um pormenor construtivo?

Pensei: Laje aligeirada + EPS ou XPS continuo por cima + ??? Uma camada de betão para regularizar e proteger caso queira aproveitar o sotão mais tarde?

... Obrigado

é conveniente regularizar por cima do XPS, não vá alguém dar umas voltas por lá e estragar o isolante térmico. quanto à solução construtiva, acho que pensaste bem 8)

cps
Viva a Engenharia Portuguesa!!
Nsilva
.
.

Registado: quarta jan 18, 2006 5:33 pm

Mensagempor jmfcosta » quarta dez 03, 2008 2:39 pm

Calculo que ainda estejas na fase de elaboração do projecto de arq.

Na minha opinião, criava um desvão sanitário...ventilado.

Acho que tens mais vantagens associadas que desvantagens (a unica desvantagem q vejo será a economica), nomeadamente o facto de criares uma zona de separação entre o terreno e a habitação permitindo a ventilação (de acordo com algumas localizações face às caracteristicas geologicas do solo, evita problemas relacionados com o radon), bem como promove a redução substancial de eventuais condensações e humidades.

Quanto às Perdas Térmicas, elas existem das duas formas (com ou sem).

Isto é:
Sem desvão sanitário, terás PTL´s pelo perimetro da tua moradia, (variando aqui tb se existir ou não isolamento perimetral);

Com Desvão sanitário, terás um pavimento em contacto com uma zona não util, logo terás perdas que correspondem à área total pavimento a multiplicar pelo Upav a multiplicar pelo Tau.

Quanto à localização do isolante térmico se optares pelo desvão sanitário, se o colocares pela face superior estás a afectar negativamente a inércia térmica da moradia, sendo a melhor solução a colocação pela face inferior (face em contacto com o desvão).

Cumps. JC
jmfcosta
.
.

Registado: domingo Oct 19, 2008 3:01 pm

Mensagempor jmfcosta » quarta dez 03, 2008 2:51 pm

Patrícia Pinto Escreveu:Bom dia

... Obrigado

Falas da laje de esteira (horizontal) que separa a habitação do vão de telhado não?

A melhor solução no que se refere ao desempenho térmico está em colocar o isolante na face superior (em contacto com o desvão) e depois é que vem as regularizações.
Este caso é ao contrario do anterior (desvão sanitário) pela mesma razão (INERCIA TéRMICA)
Isto porque a inercia térmica é definida como sendo a capacidade que determinado material ou conjunto de mat. tem em reter cargas térmica (e é determinada sempre do ambiente interior para o ambiente não aquecido ou exterior), ora imagina ao determinares a inércia nessa laje e colocas-te pelo interior o isol., a unica coisa que tens a contribuir para a IT será tudo o que estiver até ào isolante, ou seja o reboco e pouco mais. Pelo contrario, se tiveres na face superior, já tens a contribuir para o calculo a composição toda da laje até ao isolante.

No caso de estares a falar da laje inclinada, esta laje dispensa a colocação de qualquer tipo de isolante, só tens que o colocar na laje de esteira - horizontal, já que se trata de um espaço não util.

Espero ter ajudado.
Cumps. JC
jmfcosta
.
.

Mensagempor Patrícia Pinto » quinta dez 04, 2008 10:05 am

É a laje que separa a zona habitavel do sotao.

A solução será colocar a laje aligeirada, regulariza-la, placas de EPS, e regularizar de novo para proteger (assim dá para aproveitar o sotão apenas para arrumos)..

Sendo assim, tenho o isolamento em toda a laje do tecto e com inercia, uma vez que temos de passar pela laje, pela regularização e só depois encontramos o isolamento.

;)
Patrícia Pinto
Viseu
Patrícia Pinto
.
.

Mensagempor jmfcosta » sexta dez 05, 2008 4:16 pm

Patrícia Pinto Escreveu:É a laje que separa a zona habitavel do sotao.

A solução será colocar a laje aligeirada, regulariza-la, placas de EPS, e regularizar de novo para proteger (assim dá para aproveitar o sotão apenas para arrumos)..

Sendo assim, tenho o isolamento em toda a laje do tecto e com inercia, uma vez que temos de passar pela laje, pela regularização e só depois encontramos o isolamento.

;)

Exactamente.

Nota: Inércia terás sempre, agora tudo depende se é média ou forte...
(Inércia Fraca não é permitida segundo o RCCTE)
O que interessa é tirar o melhor partido dela...

JC
jmfcosta
.
.

Mensagempor David » sexta dez 05, 2008 5:04 pm

Ve a solução "copulex" em www.ferca.pt pisos sanitários, acho bastante interessante...
David Miguel
David
.
.

Registado: quinta Oct 18, 2007 2:29 pm

Mensagempor Patrícia Pinto » segunda dez 08, 2008 12:22 pm

David
sim, também já andei de volta disso (piso sanitario), mas não será mais caro que laje aligeirada? com certeza que precisa de mais mão de obra.. Alguem tem experiencia?!

jmfcosta
E o isolamento no pavimento, como posso fazer para conjugar também a inercia?
Patrícia Pinto
Viseu
Patrícia Pinto
.
.

Mensagempor jmfcosta » terça dez 09, 2008 8:38 pm

Boa noite,
Como te disse antes, para tirar melhor partido do factor da inércia, a aplicação do isolamento deverá ser na face da laje que está voltada para o desvão sanitário.

Cumps. JC
jmfcosta
.
.

Voltar para Execução em Obra

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante